Discussão saudável: Analisando a punição de Max Verstappen
Anúncios

Discussão saudável: Analisando a punição de Max Verstappen
Max Verstappen foi vocal, ou, quer dizer, foi nada vocal ao reagir sobre sua punição de 5s no início do GP. O incidente que envolveu Piastri, vencedor da prova, gerou uma grande movimentação, mas fato é que o holandês não ficou nada contente, deixando isso claro nas entrevistas pós-corrida. Mas por que o piloto foi de fato punido? E por que a punição foi diferente da punição de Lawson?
Anúncios
Qual foi a declaração da FIA?
Os comissários concluíram que o carro de Piastri estava devidamente emparelhado com o carro de Max na curva 1 e, segundo as diretrizes, tinha direito ao espaço. Verstappen saiu da pista, manteve-se à frente e obteve vantagem sem devolver a posição. A penalidade padrão seria de 10 segundos, mas por ter ocorrido na primeira volta e curva, aplicou-se uma penalidade reduzida de 5 segundos. A decisão foi baseada em evidências e regulamentos, e que poderia ser apelada conforme o código da FIA.
O documento oficial indica que a decisão foi tomada como base no Artigo 33.3 do regulamento da federação.
O Artigo 33.3 do Regulamento da Formula 1
O artigo diz: "Drivers must make every reasonable effort to use the track at all times and may not leave the track without a justifiable reason.". Que traduzindo, significa que o piloto deve realizar todo o esforço possível para permanecer na pista todo o tempo e que não deve sair dela sem uma justificativa razoável.
Então porque Lawson foi punido em 10 segundos?
A decisão também foi tomada com base no artigo 33.3 conforme o documento oficial. Os comissários analisaram dados e imagens e concluíram que o carro 30 (Lawson) tentou ultrapassar o carro 7 (Doohan) antes da curva 1, mas ao entrar muito rápido na curva, não conseguiu permanecer na pista. Embora a ultrapassagem tenha ocorrido antes da curva, Lawson só conseguiu completá-la ao sair da pista, o que caracteriza ganho de vantagem duradoura sem devolução da posição.
Diferente do incidente com o carro 1, este não ocorreu na primeira volta nem envolveu disputa lado a lado no ápice da curva — por isso, nenhuma circunstância atenuante foi considerada, e aplicou-se a penalidade padrão de 10 segundos.
Anúncios
O que gerou controvérsias?
Tendo isso em mente e revendo a largada podemos facilmente inferir que a punição foi corretamente aplicada, ainda mais conhecendo o histórico de Verstappen na divisão de curvas com os outros pilotos. Mas o que gerou a controvérsia que levou Horner a levar prints do momento para a coletiva de imprensa?
A primeira imagem apareceu na própria transmissão, onde podemos ver pela onboard de Russel que mesmo estando lado-a-lado na primeira curva, Max Verstappen parecia estar à frente de Piastri no momento do ápex da curva, e, ficando sem espaço, se viu na necessidade de sair da pista para evitar a colisão.
Horner na coletiva de imprensa afirmou ter conversado com os comissários e que levaria as imagens das onboards (não disponíveis naquele momento), para uma nova análise, mas que a decisão dificilmente seria alterada.
(Imagem obtida no Instagram)
E Max Verstappen?
Max optou por não comentar em nenhuma das entrevistas sobre a punição, alegando inclusive que não poderia opinar livremente nestes ocorridos então achou melhor evitar. Seu descontentamento era claro na entrevista pós-corrida e também durante o "Cooldown room", pois o ritmo promissor apresentado no primeiro stint poderia ter levado a equipe a uma vitória e se recuperar ainda mais no campeonato.
Opinião
A FIA segue no centro de polêmicas por conta de decisões frequentemente questionáveis. Situações semelhantes, em contextos diferentes, parecem receber tratamentos distintos, como já apontamos recentemente no caso do Safety Car no GP do Bahrein. Muitas vezes, as escolhas dos comissários soam menos pautadas pela imparcialidade e mais pelo interesse em preservar o espetáculo.
Ainda não é possível saber o impacto que essa decisão terá no campeonato — ou se Verstappen, mesmo mantendo a posição, teria ritmo para segurar Piastri e garantir a vitória após conquistar a pole.
Discussões como essa são naturais entre os fãs e ajudam a trazer à tona outros episódios de incoerência, reforçando a necessidade de mais transparência por parte da FIA. O que se espera é uma aplicação consistente das regras e uma análise técnica mais clara das evidências — pois é justamente essa falta de critério uniforme que seguirá afetando o andamento do campeonato.
Related Posts
Practice Debrief Arábia Saudita 2025: McLaren domina sexta-feira, mas rivais estão por perto
Read More