Em breve

Bahrein 2025 - O melhor de 2025? Análise

Anúncios

Uma análise sobre o GP do Bahrein de 2025, com a vitória absoluta de Piastri e o clima pesado na Red BullFonte da imagem: Formula1.com

Bahrein 2025 - O melhor de 2025? Análise

A equipe de comissários da FIA teve muito trabalho este final de semana com um GP muito movimentado, onde as estratégias fizeram um papel extremamente importante para as equipes. E no final tivemos um Oscar Piastri absoluto, confirmando o que se havia visto nas sessões de Treinos Livres e Qualify.

Anúncios

Começo dizendo que para mim, o piloto da corrida é Russel. O piloto conseguiu fazer quase o impossível, fazendo um pneu macio durar cerca de 24 voltas com tanque mais vazio. Enfrentou problemas de DRS, eletrônicos e ainda sim conseguiu segurar Lando Norris com um carro dominante. Foi uma corrida com toda certeza impressionante e até para ressaltar seu papel hoje de líder na equipe Mercedes.

É inegável que este GP foi o melhor (ou mais agitado), até agora nesta temporada de 2025. Outro ponto é: a disputa está completamente aberta, com Piastri como um fortíssimo concorrente, um Norris que ainda erra e está fraco psicologicamente, e uma Red Bull extremamente falha, desde carro até execuções de pit-stops.

Neste cenário, a disputa entre os pilotos da McLaren fica mais forte no campeonato de pilotos, visto que no campeonato de construtores a McLaren precisa fazer muita força para perdê-lo.

Outro ponto que acho importante: as Ferraris. Foi muito interessante ver como as equipes fizeram as estratégias de pneus, principalmente ao final da corrida com os 3 primeiros com 3 compostos diferentes.

Anúncios

Analisando um pouco mais, a equipe aparentemente fez uma boa escolha na parada dos pilotos, mesmo que com Leclerc pedindo o "Delta" (que seria provavelmente para uma única parada). Isso no final se mostrou que não seria a melhor escolha, vendo por exemplo Max Verstappen sem aderência e ritmo nenhum com pneus duros. O que acabou custando provavelmente um pódio para Leclerc foi este Safety Car que convenhamos: demorou muito mais do que o necessário e nem pareceu que havia necessidade naquele ponto.

Vendo-se na obrigação de uma segunda parada mais cedo, se não houvesse o safety-car poderiam ter tirado proveito de um pneu macio no final da corrida, mas mesmo assim é um resultado excelente para a equipe que teve um começo de ano mais devagar e agora podemos considerar como a terceira força do campeonato, podendo brigar com Mercedes nas próximas corridas (embora que ainda um pouco atrás).

Destaque bacana: Alpine com Gasly e Haas

Vimos também como nessa corrida o undercut fez a diferença, conseguindo trazer os pilotos da Haas do fundo do pelotão para a zona de pontuação. Gasly que fez uma corrida praticamente impecável com o carro que tem. Com um excelente resultado na classificação, o piloto que bateu na trave nas duas primeiras provas finalmente conseguiu trazer os primeiros pontos da equipe.

Já o Doohan, deu mais motivos para a equipe questionar sobre o segundo assento. O piloto até que vinha fazendo uma boa corrida, porém a estratégia no final não o ajudou com os pneus e ainda tomou uma punição de 5 segundos por track limits.

A Haas fez uma ótima corrida de recuperação. Ocon que estava sem conseguir fazer boas corridas alcançou a oitava posição, realizando um undercut mais cedo e conseguindo boas posições. Bearman conseguiu um bom avanço ao parar durante o Safety Car e colocar pneus macios. Um final de semana que parecia um completo desastre acabou se pagando na corrida.

Veja aqui o que as equipes disseram.

Aston Martin e Racing Bulls

Um final de semana muito fraco, com direito a show de punições para Lawson. Para a Aston Martin que já não consegue entregar muito acabou sendo um final de semana normal, porém a Racing Bulls, especialmente com Hadjar que vinha apresentando uma consistencia, o máximo foi um 13° lugar, parando logo antes do Safety Car e tendo uma largada bem complicada.

Sauber e Bortoleto

Sabemos o quão ruim é o carro da Sauber, e parece que Bortoleto está cada vez mais entendendo aquele trator a ponto de dizer que estava "inguiável". Fato é que ninguém duvida da capacidade do campeão das categorias anteriores, o lance é que novamente o conjunto carro + estratégias não o ajudaram.

Assim como na China, a decisão dos pneus não ajudou em nada e a falta de ritmo fez o piloto sofrer sem conseguir alcançar os carros da frente

A perda total foi além da ultima posição, Hulkenberg ter sido desclassificado por conta do desgaste na prancha. O piloto já havia sido desclassificado do Q2 devido a limite de pista que a FIA tardiamente e inadimissivelmente demorou para aplicar a punição, que impactou fortemente na classificação de Alexander Albon.

Estamos chegando lá: Lando Norris

Norris precisava de uma corrida de recuperação para amenizar o estrago da classificação e tudo parecia bem na ótima largada que fez. Isso antes de descobrir a infração cometida que lhe custou os 5 segundos.

Detalhe dessa punição, é que não parece ter mudado em nada sua corrida. Se eu não me engano a última vez que Perez foi punido pelo mesmo problema ele havia tomado no mínimo 10 segundos.

Parando juntamente com Verstappen, ainda conseguiu sair na frente mesmo com a punição e fez seu caminho até chegar na quarta posição e iniciar uma disputa cheia de erros com Leclerc pelo terceiro lugar do pódio. Mesmo passando, perdeu muito tempo e isso com certeza custou na hora de tentar ultrapassar Russel, que vinha enfrentando problemas eletrônicos e estava de pneus macios.

As declarações do piloto antes e após a classificação jogam muito contra ele e a quantidade de erros durante a corrida são pontos que podem fazer a McLaren ter uma decisão a respeito do primeiro piloto antes do final da primeira metade do ano.

Um pódio que pareceu mais herdado do que merecido, a disputa segue aberta pelo campeonato de pilotos e podemos dizer que após esse final de semana, Piastri é mais favorito que Norris (lembrando que isso pode mudar).

Que fase da Red Bull!

Sim, conseguiram pela primeira vez no ano a pontuação dupla, com uma corrida de Tsunoda marcada pela disputa e toques com Sainz (que ocasionou o DNF do piloto). Mas para Max Verstappen como o próprio disse "Tudo deu errado". Sofrendo com um carro sem equilíbrio, o primeiro pit-stop provou que não há nada tão ruim que não possa piorar.

Na troca para pneus duros, uma falha elétrica na luz fez o piloto perder quase 5 segundos (naquele momento poderia ter retornado a frente de Norris que pagava punição). O segundo stint apenas destacou as fraquezas do carro, com o piloto reclamando de sobreaquecimento, falta de aderência e também problema nos freios ao ser ultrapassado por Lewis. Max já havia reclamado dos freios ao longo dos FPs e também em sua primeira volta rápida no Q3.

A equipe decidiu pará-lo mais uma vez e mais cedo do que o previsto numa tentativa de fazer algo diferente, mas de nada adiantou, nem mesmo com o Safety Car. Verstappen levou muito tempo para alcançar Gasly enquanto Lewis criava uma grande vantagem, e só na última volta, conseguiu uma ultrapassagem sobre Gasly na curva 4, terminando em sexto colocado.

Com menos de uma semana para a próxima corrida fica dificil de acreditar em uma reação rápida, enquanto Max aponta que se a equipe está com problemas na gestão de pneus, isso ocorrerá em qualquer lugar, independente do tipo de circuito.

Cereja do bolo: os bastidores na Red Bull

Após a corrida, noticiado por Ted Kravits da Sky Sports, o manager de Verstappen foi visto entrando na garagem da Red Bull e tendo uma "discussão" com Helmut que pareceu bem acalorada. Além disso, Helmut perguntado sobre o quanto ele se preocupa com a possibilidade da saída de Max, respondeu que está bastante preocupado sim, e que eles precisam de resultados rápidos, para entregar um carro capaz de lutar pelo campeonato.

Ainda não sabemos se o momento atual é factível para ativar a cláusula do contrato para a saída de Max, mas com estas recentes entrevistas, tudo parece mais próximo de Verstappen tomar rumos diferentes ao final da temporada.

Mesmo o piloto dizendo que está feliz onde está e que eles trabalharão juntos, ontem o piloto ainda em entrevista disse que não queria conversar com a equipe após a corrida.

Vejamos os próximos capítulos.

Related Posts

Por que o GP do Bahrein 2025 não será decidido na classificação
analises

Por que o GP do Bahrein 2025 não será decidido na classificação

Read More
F1 avança com concessões para motores de 2026 e descarta retorno aos V10 antes de 2029
analises

F1 avança com concessões para motores de 2026 e descarta retorno aos V10 antes de 2029

Read More

Este site não é afiliado à Formula 1. Leia nosso Disclaimer e Política de Privacidade.

© 2024 Box Box Radio. Todos os direitos reservados.

version: 3.3.2