Em breve

Caso Red Bull: ainda existe alguma solução?

Anúncios

Equipe Oracle Red Bull RacingFonte da imagem: Formula 1

Caso Red Bull: ainda existe alguma solução?

Se antes alguém estava na dúvida, agora podemos dizer com certeza que os caras perderam a mão legal. A troca repentina só confirma que o poço que a Red Bull está caindo pode ser mais fundo do que parece.

Umas duas temporadas atrás parecia impossível prever esse cenário caótico que a equipe está enfrentando em meio ao número de vitórias, um carro dominante e o melhor piloto do grid conquistando uma sequencia de campeonatos. Entretanto, uma mudança tão repentina, removendo o Filho da Lei antes mesmo da pista que ele mais conhece, e com tempo recorde: 2 corridas.

Sim, é um esporte de perfomance, vimos algo parecido em diversas situações, mas essa escolha tão prematura não é simplesmente um reflexo da exigência de resultados, é um reflexo de uma gestão totalmente perdida, tomando decisões na base do sufoco ou do calor do momento.

O grande Rodolpho Santos trouxe um ponto certeiro no meio disso: com essa escolha, de qualquer modo a Red Bull perde. Pense bem: se a escolha der errado, podemos considerar a equipe incapaz de gerenciar (na falta de melhores palavras), bons pilotos ou pelo menos ser uma base para o desenvolvimento destes. Se der certo, a equipe simplesmente não soube analisar melhor os pilotos da casa. Fato é que Tsunoda vem de uma pequena melhora e constancia, mas neste caso a decisão de traze-lo deveria ter sido feito na saída de Pérez.

A narrativa de "proteger" Lawson, pode ser válida em uma certa perspectiva, visto que se continuassem os resultados das primeiras corridas, ele poderia não ter outra chance de continuar no grid, porém, a simples exposição ao piloto desta maneira já mostra uma ineficácia e despreocupação total da equipe para com o piloto.

Isso também expõe totalmente o principal problema: um carro totalmente difícil, imprevisível e mal desenvolvido. O segundo stint do Max na China, mesmo promissor, ainda não resolve o enorme gap em relação as outras equipes, embora que num caso onde a equipe conseguisse tirar disso algum avanço, ainda deveria manter Lawson para a próxima equipe e tirar proveito disso. A ideia deste post não é de falar especificamente sobre o Max, mas a comparação de resultados só mostra que ele está fazendo milagres nestas corridas e o mesmo foi claramente contra à decisão da troca de Lawson da equipe.

Agora pense comigo: Lawson terminando o final de semana na frente de Tsunoda, sendo que a corrida será na casa do piloto japonês. Não dá nem para imaginar a repercussão negativa que isso causaria, fora que o Verstappen se posicionando contra a equipe dessa forma, podemos estar vendo o pivô para o fim das relações entre Max e a Red Bull.

Cara, 2 anos atrás isso seria inimaginável.

Levando tudo isso em conta, podemos dizer que talvez crise nem seja a palavra correta para a equipe. Essa implosão está ainda em andamento, como se a morte do Dietrich Mateschitz foi só o estopim de algo que ninguém poderia prever.

Analisando tudo isso, todos os problemas enfrentados, é impossível dizer que essa troca dos pilotos é puramente devido a habilidade e desempenho de Lawson. Tudo isso é muito mais produto de uma gestão ineficaz, desorientada e que sabe-se lá como entrará no novo regulamento de 2026. O fã da Red Bull está se preparando neste momento para um jejum longo, sem perspectiva e que pode ainda ocasionar a saída do Max da equipe (difícil dizer que a possibilidade não está aumentando).

Torço para que o Filho da Lei possa fazer boas corridas pela RB (como já fez), consiga se desenvolver mais e quem sabe um dia retornar ao assento da equipe principal. Ele continua a ser um ótimo piloto que em certo momento entregou até mais que o próprio Tsunoda. O lance é a Red Bull procurar resolver essas lacunas gigantes do carro e simplesmente organizar essa gestão. Claramente Horner e Marko possuem pulso firme, mas enquanto houver essa disputa interna para ver quem manda mais e as decisões continuarem serem tomadas dessa maneira, não conseguiremos ver uma recuperação, muito menos vitória.

Aparentemente nenhum deles irá largar o osso, então tudo pode acontecer com a equipe ainda nessa temporada.

Veremos os próximos episódios.

Related Posts

Este site não é afiliado à Formula 1. Leia nosso Disclaimer e Política de Privacidade.

© 2024 Box Box Radio. Todos os direitos reservados.

version: 3.3.1