Uma das classificações mais importantes do ano
Uma das classificações mais importantes do ano
Ferrari e McLaren novamente se mostram fortíssimas para a classificação e corrida no México. Após as sessões de treinos livres, as duas equipes mostraram um desempenho muito promissor, sendo que alguns momentos a Ferrari inclusive se mostrou como maior força, podendo ser um grande estorvo aos planos da McLaren.
Isso com certeza fará que a classificação e até mesmo a corrida seja definida no detalhe.
Mas e a Red Bull?
As coisas não estão fáceis para a equipe de Max Verstappen e o herói da casa, Sérgio Perez. Ambos os pilotos chegaram a ficar atrás de Yuki Tsunoda com a RB e também dos carros da Haas. Verstappen que vinha enfrentando problemas com a unidade de potência acabou voltando para andadas longas, porém esse formato da pista não ajuda no carro da Red Bull, novamente explorando uma das principais fraquezas do carro: as zebras mais altas que são atacadas durante as curvas de baixa.
Max reclamou no rádio de ter zero aderencia e Perez cometeu vários erros ao longo do FP3.
O que houve com a Mercedes?
Pelo que apresentou em ritmo de corrida e classificação, a Mercedes parece ser a adversária direta da Red Bull neste final de semana, com Lewis Hamilton sendo surpreendido com uma das voltas feitas por Piastri. Fato é que batida de Russel pode cobrar não só neste GP com o desempenho do carro, mas também com a quantidade de horas trabalhadas na manutenção do carro, fazendo com que a Russel tenha que largar dos Pits caso ocorra algo semelhante a partir do GP do Brasil (o mesmo se aplica a Verstappen).
A Haas apresentou um ritmo interessante que pode ser convertido em boas colocações, apesar dos pilotos reclamarem de alguns problemas nos freios e o carro da equipe RB em alguns momentos se colocando entre os 10 primeiros podem se tornar desafios (inclusive para o Peréz).
Acredito fortemente numa briga entre Haas, RB e Mercedes (e Peréz), não só na classificação mas também na corrida.
A Williams que apresentou um ritmo um pouco abaixo e que sofreu com a batida de Albon (que andou pouco), aparenta ter um ritmo suficiente para ficar atrás de Aston Martin, apenas e estas duas equipes podem eventualmente se aproveitarem de oportunidades em eventuais brigas entre as equipes mencionadas logo acima (RB e Haas).
Já Alpine e Sauber...
A McLaren precisa se aproveitar dessa situação pensando no campeonato de Norris e a Ferrari precisa tirar tudo o que pode para alcançar mais ainda a Red Bull nos construtores, o que já é uma realidade. Lando possivelmente terá a chance de se recuperar da corrida de Austin e por isso essa batalha de hoje poderá ser resolvida no detalhe: quem acertar mais ou errar menos.
Aposto em uma pole de Sainz.
Será essa a última corrida em casa de Perez? Veremos dentro de alguns minutos.